Resumo Academico
CITAÇÕES
1. Definições de educação e exame crítico
Segundo Kant, “o objetivo da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele é capaz”. Mas o que deve entender por perfeição? Disse-se freqüentemente que é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. Levar ao ponto mais elevado que se possa ser atingido todas as potencialidades que temos em nós. (p.44)
Durkheim contesta o conceito Kantiano de educação: (Desenvolvimento harmônico das faculdades do indivíduo – Kant – vs funções diferentes que cada um deve desempenhar a favor do todo). Mas se, em certa medida, este desenvolvimento harmonioso é necessário e desejável, não é integralmente realizável; pois se encontra em contradição com uma outra regra da conduta humana que estabelece que nos consagremos a uma tarefa especial e restrita(p.44).
Não podemos e não devemos dedicar-nos todos ao mesmo gênero de vida;temos, segundo nossas aptidões, funções diferentes a desempenhar e devemos nos colocar em harmonia com aquela que nos incumbe. Esta especialização não exclui um certo equilíbrio das funções tanto orgânicas quanto psíquicas (ação e reflexão), sem o qual a saúde do indivíduo seria comprometida, ao mesmo tempo que a coesão social. Mas nem por isso, não se pode inferir que uma harmonia perfeita possa ser apresentada como o fim último da conduta e da educação (p.44-45).
Definição utilitária de James Mill segundo a qual a educação teria por objetivo “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para ele