SISTEMAS MET E PROC IMPERMEABILIZACAO 1
Prof. Msc. João Geraldo Molinari Peres
Impermeabilização caracteriza-se no processo da aplicação de produtos que tem a função de proteger a construção contra umidades e mesmo a passagem de água através de esquadrias e alvenarias.
Segundo a NBR 9575/2003 existem duas formas de proteger as edificações referente à questões de umidade.
SISTEMA RíGIDO
SISTEMA FLÉXÍVEL
SISTEMA RíGIDO:
Consiste na adição de produtos próprios na argamassa de assentamento ou revestimento que tem a finalidade de aumentar a resistência para este fim. São polímeros cristalizantes ou hidrofugantes bloqueando a entrada de água pelos vazios da estrutura.
SISTEMA FLEXÍVEL:
Utiliza mantas ou membranas preparadas na própria obra ou industrializadas, que podem ser aplicadas à frio ou à quente através da utilização ferramentas de construção civil ou a utilização de maçaricos, formando uma camada homogênea e flexível.
Origem da Umidade:
Definição e cuidados:
A) SOLO
B) PERCOLAÇÃO
C) ÁGUA SOBRE PRESSÃO
D) CONDENSAÇÃO
A) Umidade originária do SOLO
A umidade é uma característica do próprio solo, podendo apresentar maior ou menor intensidade em função do tipo de terreno, localização, profundidade do lençol freático e insolação.
A umidade é transmitida para a construção através dos próprios materiais que compõem os alicerces e paredes, através dos poros destes materiais, podendo facilitar ou dificultar seu encaminhamento
B) Umidade por PERCOLAÇÃO
Resultado da umidade que penetra através de lajes de cobertura ou mesmo da água que escorre pelas paredes de vedação.
Pode ocorrer também como consequência dos respingos da água que deságua dos telhados atingindo partes da alvenaria sem o devido tratamento
Umidade provocada pela PRESSÃO DA ÁGUA
Geralmente é resultado por água armazenada em reservatórios ou piscinas.
A água exerce pressão tanto nas paredes como no piso do reservatório que