Resumo 447
Marcos Francisco Bonetti (BIC/UNICENTRO), Liliane da Costa Freitag (Orientadora), e-mail: lilianefreitag@uol.com.br
Palavras-chave: Arquivos privados, história, memória.
Resumo:
A presente pesquisa teve por objetivo mapear Arquivos particulares no município de Guarapuava/PR, durante a segunda metade do ano de 2007 e a primeira metade de 2008. Procurou-se estabelecer contato com proprietários de acervos privados, tendo em vista perceber a maneira como esses indivíduos concebem sua documentação e de que forma se relacionam com a sociedade local, por intermédio de seus espaços de memória e/ou através de textos publicados em jornais locais e em livros. Compreender a estruturação de acervos privados como espaços de poder simbólico, certamente, se faz necessário para um melhor entendimento da construção de identidades regionais e nacionais.
Introdução
Os arquivos particulares passaram a ser alvo dos historiadores, como aponta Angela de Castro Gomes, a partir da década de 1970, inicialmente na Europa. Entretanto, na mesma década os historiadores brasileiros começaram a se interessar pelos documentos pessoais contidos nestes arquivos.
Os documentos pessoais constituem-se em fontes extremamente ricas para as pesquisas em história. Pôde-se, neste projeto de pesquisa, encontrar desde jornais da segunda metade do século XX às cartas de clérigos e documentos jurídicos do século XIX.
Entretanto, trabalhar com arquivos privados, como aponta Prochasson, é trabalhar com a intimidade dos indivíduos, seus sentimentos e possíveis segredos. Por isso esse tipo de pesquisa encontra tantas dificuldades. Muitos dos proprietários podem se sentir lesados ou invadidos com a presença de um estranho (o pesquisador) que passará a conhecer os segredos de família e as intimidades dos tutores.
Nesta experiência de pesquisa, muitas foram as tentativas de conhecer, página a página, os documentos contidos em alguns