Smula ao da produ ao 1

971 palavras 4 páginas
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA OPEREÇÃO DE ATENDIMENTO EM UMA CASA LOTÉRICA

RESUMO

Este trabalho tem com objetivo avaliar e analisar a execução do processo de um atendimento de uma pequena casa lotérica localizado em uma cidade do estado Rio de Janeiro. Com finalidade de procurar e apresentar soluções para o excesso de ocupação das entidades do processo de atendimento no caixa e de elevado numera de tempo em espera dos clientes na casa lotérica.

1. INTRODUÇAO

O fenómeno de formação de filas já é rotineiro na vida atual, ocorre em diversas aplicações, como uma peça esperando para ser lixada ou polida ( na indústria), um avião esperando para decolar, um programa de computador esperando para ser executado, e, é claro, uma fila de seres humanos esperando serviço (BARBOSA, 2009).

As casas lotéricas no Brasil têm papel fundamental principalmente na agilidade realização de pagamentos de contas e documentos sem a necessidade de ir a um banco ou caixa eletrônico, também é possível fazer jogos de sorte bem como outros tipos de operações financeiras.

A importância da realização dessa avaliação traz diversos benefícios quanto a capacidade e a otimização do processo de atendimento da casa lotérica.

2. DESCRIÇAO DO SISTEMA A principal atividade das casas de lotérica é a auxiliar a população com os pagamentos de títulos bancários, contas a vencer e contas de baixos valores como água, luz, telefone, bem como fazer jogos da loteria esportiva e outras atividades financeiras.

Geralmente na realização dessas atividades e bem pela população querer evitar a inda a um banco, a uma grande procurando por essas prestações de serviços, devido a grande procurando por vezes ocasionando filas, demora no atendimento e perca de tempo. Pensando nisso faz-se interessante analisar tal cenário. Para fins deste trabalho tomou-se como base o processo que incluem 3 caixas e uma fila única.

3. MODELO CONCEITUAL

Para formar o modelo de simulação, inicialmente necessita desenhar

Relacionados