Quest Es Dirigidas Ao Texto De Fernando Cardim De Carvalho
1) Como se pode distinguir a abordagem keynesiana da abordagem clássica?
A principal distinção ente Keynes e os clássicos seria que os últimos considerariam ajustes imediatos a choques de demanda agregada, preservando a economia a posição de pleno emprego, enquanto Keynes, mais realisticamente, se preocuparia em apontar as razões pelas quais tal ajuste poderia ser demorado, exigindo a ajuda politica econômica.
O problema que dividiu o Keynes e os clássicos era se os mecanismos de mercado de preços, salários e taxas de juros poderiam levar a economia de volta a um equilíbrio de pleno emprego em tempo razoável. Keynes acreditava que o mecanismo de mercado seria, na melhor das hipóteses, lento.
2) Descreva a circulação industrial e a circulação financeira da moeda e mostre como a moeda é um elemento não-neutro na economia monetária.
Circulação Industrial: Preserva-se o espaço da moeda como meio de troca, girando produtos e serviços.
Circulação Financeira: A moeda gira ativos. Nesta a sua velocidade depende menos de hábitos e instituições de pagamentos e mais de expectativas com relação a retornos de ativos.
Em seu novo modelo, uma nova forma de não-neutralidade havia surgido. Ao se mostrar uma alternativa para outros ativos, o comportamento da moeda passava a afetar a demanda por outros ativos e, assim, o ritmo e a natureza do próprio processo de acumulação de capital. A moeda agora tem duas leis de circulação, que Keynes chama de circulação industrial e a circulação financeira. Na primeira, preserva-se o espaço da moeda como meio de troca, girando produtos e serviços. Na segunda, porém, a moeda gira ativos. Nesta, a sua velocidade depende menos de hábitos e instituições de pagamentos e mais de expectativas com relação a retornos dos ativos. Para aqueles que esperam movimentos adversos dos preços de títulos no futuro é mais aconselhável reter moeda do que fazer investimentos nos ativos sujeitos a perda de