resultados e discussão
O experimento para descobrir qual líquido é o líquido x foi feito medindo a massa de 10 ml do líquido x para calcular sua densidade, foi feita a medida da temperatura de ebulição do líquido x e também desejava observar a precisão de cada vidraria utilizada e ponto de ebulição da água.
Para obter a temperatura de ebulição da água foi medida de 150 ml de água e atingiu 95°C após se aquecimento.
Foi utilizado um béquer, uma proveta e uma pipeta volumétrica para medir 10ml do liquido x. A medida de volume foi diretamente lida no béquer, na proveta e na pipeta e em cada foi repetido três vezes esse processo. Ao observar a variação das medidas de acordo com a tabela acima podemos inferir que a pipeta volumétrica é a vidraria de maior precisão, a proveta tem uma precisão média e o pior vidro para se obter volume foi o Becker.
Para calcular a densidade do liquido x foi utilizado a pipeta volumétrica (a vidraria de maior precisão) com 10 ml do líquido x e foi obtido os valores: 7,87g, 7,90g e 7,87g. Ao escolher 7,87g como o valor do peso de 10 ml do líquido e dividir 7,84g por 10 ml encontramos uma densidade igual a: 0,787g/ml que está muito a próxima a densidade do etanol, da acetona, do ciclohexano e do éter dietílico.
Para medir a temperatura de ebulição foi utilizado um béquer, uma chapa de aquecimento e um termômetro. Após o experimento foi obtido a temperatura constante de 75,5°C que é a temperatura mais próxima do etanol. Com a densidade igual a 0,784g/ml e 75,5ºC o liquido x é o etanol.