resultados e discussao recristalizacao
A tabela abaixo apresenta os valores obtidos no experimento:
Tabela 1: Valores obtidos experimentalmente.
Massa ácido benzóico + impurezas
3,03 g
Massa do béker
69,17 g
Massa béker + ácido benzóico
71,48 g
Massa ácido benzóico
2,31 g
Como pode ser observado, a massa resultante de ácido benzóico, após os processos de dissolução fracionada, filtração simples, cristalização e filtração a vácuo é bem inferior a massa inicial, isso se deve ao fato de as impurezas terem sido retiradas (no processo de filtração simples), e também houve percas do soluto nos processos utilizados no experimento. Na dissolução fracionada, certa massa do ácido pode não ter se dissolvido, ficando retida no processo de filtração simples. Assim como, no processo de cristalização, certa massa do ácido pode não ter sido cristalizada, continuando solúvel memso em água fria, e passando pelo papel filtro no processo de filtração a vácuo. Calcularemos o rendimento do processo, de acordo com a equação 1:
Equação 1: Rendimento = massa final x 100% massa inicial Feito os calculos, obtem-se um rendimento de 76,2%.
Uma maneira de aumentar o rendimento do processo seria um maior tempo, durante o processo de dissolução fracionada e cristalização, garantindo assim que toda a massa do ácido se dissolva (no processo de dissolução), e se cristalize (no processo de cristalização). E também, se repetindo os processos de filtração simples e a vácuo varias vezes.
CONCLUSÃO
Deste trabalho pode-se concluir que a recristalização é um processo que tem como base a diferença de solubilidade do composto a ser purificado e as impurezas nele contidas.
Como a massa inicial do conjunto é de 3,03g e a final de 0,72g percebe-se que houve uma perda significativa da substância (Ácido Benzóico). Essa perda ocorreu em várias etapas do experimento, porém durante processo pode-se concluir que a perda mais significativa se