Quimica
Introdução (Portinari)
Objetivos (Mohamed)
Materiais Utilizados / Compostos Utilizados (Thulio) Parte Experimental
Recristalização da Acetanilida
Procedimento 1: Inicialmente foi escolhido o solvente adequado, solvente este que solubilizasse pouco a amostra em temperatura ambiente, no entanto que a solubilizasse com o aumento da temperatura, que fosse quimicamente inerte e não tivesse ponto de ebulição muito alto. Com análise das polaridades e das propriedades da água, a mesma foi escolhida. O etanol foi determinado também, para aumentar as interações.
Procedimento 2: Com os solventes determinados, foram pesados 2g de acetanilida (a ser purificada) e medidos também 50mL de água e 5mL de etanol.
Procedimento 3: A água e o etanol foram adicionados ao conteúdo de acetanilida. Os compostos foram previamente agitados com um bastão de vidro.
Procedimento 4: A mistura heterogênea (água, etanol e acetanilida) foi aquecida até que a mesma se tornasse homogênea. A temperatura utilizada para o aquecimento foi gradual, até atingir aproximadamente 80°C.
Procedimento 5: Com a composição já homogênea, foi realizada uma filtração a quente, para isto o funil foi aquecido, evitando a mudança de fase da acetanilida. Impurezas insolúveis a quente foram descartadas nessa etapa.
Procedimento 6: Para realizar a recristalização dos cristais de acetanilida, a mistura foi submetida a um banho de gelo.
Procedimento 7: Realizou-se uma segunda filtração (simples) para obtenção final da acetanilida. O conteúdo de água e etanol foi descartado.
Resultados e Discussão
Análise de polaridades
O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente. Para avaliarmos a dissolução, é necessário avaliar a polaridade das substâncias: Acetanilida H2O Substância considerada polar, Substância polar
no