Indiciplina
Autoridade em psicopedagogia, ele diz que muitas instituições de ensino estão interessadas em mudar paradigmas. "Desenvolvi meu trabalho levando a vida para a psicologia e daí para a sala de aula. Estou tornando os professores mais 'psicologizados'."
Leia mais sobre o assunto na entrevista a seguir.
Dr. Içami Tiba é pop. Está entre os mais requisitados psicopedagogos do país. Em se tratando de psicologia educacional, é o profissional predileto da mídia – leia-se televisão, onde já teve quadros fixos (Record e Bandeirantes) e freqüentemente é convidado para participar de programas. Içami Tiba assina 12 livros, somando mais de meio milhão de exemplares vendidos. Há 20 meses lançou mais um sucesso: Disciplina - O Limite na Medida Certa (Editora Gente), que contém dicas aplicáveis no ambiente escolar e familiar.
A tônica do trabalho do Dr. Tiba é inserir princípios básicos das relações humanas em todas as instâncias – especialmente a sala de aula. É a chamada Teoria da Integração Relacional, que traduz a psicologia para fácil entendimento e aplicação por leigos, principalmente pais e educadores. Ele trabalha diretamente com várias empresas e instituições de ensino, como os colégios paulistanos Mackenzie, Arquidiocesano, Bandeirantes, Batista Brasileiro, Dante Alighieri, Porto Seguro, Santo Américo e Santa Cruz, além do Bom Jesus (Curitiba) e Pitágoras (Belo Horizonte).
Dr. Içami Tiba é uma grife brasileira (de origem japonesa) em psicopedagogia, não apenas por seu extenso e respeitável currículo, mas também pela maneira bem-humorada e objetiva como ele coloca suas opiniões e conclusões, acumuladas em 30 anos de estudos e cerca de 65 mil atendimentos psicoterápicos entre adolescentes. Ele afirma, por exemplo, que "a maioria dos jovens foi educada para consumir drogas". A frase, obviamente, gera polêmica.
Essa sinceridade devidamente explicada e desenvolvida leva multidões aos seminários e palestras