indiciplina escolar
Regime de ordem imposta ou livremente consentida, ordem que convém ao funcionamento regular duma organização (militar, escolar, etc....). Relação de subordinação do aluno ao aluno ao mestre ou ao instrutor, observância de preceitos ou normas, submissão a um regulamento.
Ao passo que INDISCIPLINA significa:
Procedimento, ato ou dito contrário à disciplina; desobediência; desordem; rebelião.
E ainda segundo IÇAMI TIBA (DISCIPLINA – Limite na medida certa. São Paulo: editora Gente, 1996.8ª edição.p117 e 145):
Ética é entendida, aqui, como critério qualitativo do comportamento humano envolvendo e preservando o respeito, ao bem estar biopsicossocial, apontando como causas da indisciplina na escola as características pessoais do aluno (distúrbio psiquiátricos, neurológicos, deficiente mental, distúrbio de personalidade neuróticos), relacionais (distúrbio entre os próprios colegas, distorções de autoestima) e distúrbios e desmandos de professores;
Nosso objetivo: desvendar sobre qual e o papel do coordenador pedagógico quanto a indisciplina no âmbito escolar, para que quando ocorra tais fatos, o CP junto com o professor possam buscar a escuta desta criança para que consigam juntas (CP/PROF.) desenvolver um plano de TRABALHO junto a este aluno, visando não tornar uma ação punitiva, mas resgatar esse aluno e fazer com que a harmonia das diferenças prevaleça.
Segundo Vasconcelos: ter respeito para com os alunos é uma das necessidades da postura de um educador consciente …. (Chauí, 1985, p35).
PROBLEMA: Devemos considerar que a indisciplina e a violência também se constitui em fator social.
Como afirma Vasconcelos (2004) “Os alunos que apresentam problemas de indisciplina precisam de uma ação educativa apropriada: aproximação, dialogo, investigação das causa...(p.116).
Com essas referências será que a CP trabalha com essa indisciplina de tal modo, na escuta, na investigação do problema causado pelo