Indiciplina escolar
GREICEANNE DA SILVA DE OLIVEIRA
JOELMA BARROSO DE SOUZA
JULIANA ANDRADE DE OLIVEIRA
SEBASTIÃO GARCIA DE SOUZA
ECONOMIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
CODAJÁS/AM
SETEMBRO/2012
EDILENE PAULA DA SILVA
GREICEANNE DA SILVA DE OLIVEIRA
JOELMA BARROSO DE SOUZA
JULIANA ANDRADE DE OLIVEIRA
SEBASTIÃO GARCIA DE SOUZA
ECONOMIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Trabalho apresentado à disciplina Economia da Educação, como requisito parcial do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia e Pesquisa do Amazonas - FATEAMA Orientador: Francisco Rêgo.
CODAJÁS/AM
SETEMBRO/2012
RESUMO
A educação é muito importante para o desenvolvimento do país, ela aumenta a produtividade dos trabalhadores, facilita a criação de novas tecnologias e isso gera crescimento econômico. O individuo com grau elevado de conhecimento contribui para baixa da desigualdade de renda, exerce com maior plenitude a sua cidadania. Estudos mostram que quanto maior for o grau de educação, e com qualidade, menor é o índice de criminalidade.
Mas, o investimento que o nosso pais faz na educação não incentiva a criança em cursar o ensino superior. Dados do INEP, revelam que o total de recursos enviados a educação teve uma alta,mas não quer dizer que tenha melhorado a formação de crianças, adolescentes e jovens e adultos. Especialistas do veja.com, também apontam que um dos principais problemas é a concentração no ensino superior; isso acaba por aprofundar a desigualdade na qualificação. Os mais pobres freqüentam escolas do governo com instalações precárias, professores menos qualificados e matérias atrasados, enquanto as escolas particulares tem a melhor preparação, e garantem cerca de 85% das vagas nas universidades públicas. Especialistas afirmam que está dentro do alcance do governo investir mais em mais na educação.
O INEP revela um número assustador, em que o governo gasta com cada aluno da educação básica