insucesso escolar
INSUCESSO ESCOLAR E INDICIPLINA ESCOLAR
ORIENTADORA: SILVANILDA BESERRA
ABRIL/2013
FATORES QUE CAUSAM O INSUCESSO ESCOLAR
Existe vários fatores que levam ao insucesso escolar ou seja o fracasso educativo, na escrita e leitura do aluno.
Dislexia - a dislexia é uma dificuldade na leitura escrita e soletração ela costuma ser identificada nas salas de aulas durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizagem.
Disortografia - ela consiste em uma escrita não necessariamente digráficas, mas com numerosos erros, que se manifesta logo que se tenham adquiridos os mecanismos da leitura e escrita.
Disgrafia- é um problema relacionado com o cálculo aritmético, perturbação na componente motora do ato de escrever.
Problemas Auditivos ou Visão- O transtorno do processamento auditivo refere-se especificamente à alteração de um ou mais mecanismos ou processos do sistema auditivo e da visão, que pode afetar a aprendizagem do aluno.
Hiperatividade- é um estado de muita atividade muscular ou seja a incapacidade de estar quieto.
Problemas de Memoria- Muitas crianças com problemas da fala e linguagem também apresentam baixa capacidade de memória operacional. A memória empobrecida torna-lhes difícil lembrar os sons individuais que formam palavras, muitas delas tem dificuldade de fixá-la na memoria.
Sobredotação- é um problema educativo em que se processa o desenvolvimento das crianças, particularmente a escola, tem um papel decisivo na sobredotação, cabendo‐lhe a responsabilidade de criar oportunidade e experiências de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento da sobredotação.
Bullying- é um termo que se refere em todas as atividades agressivas principalmente nas escolas que provoca perturbações psicológicas.
COMO COMBATER O INSUCESSO ESCOLAR
Para combater o insucesso escolar é preciso muito da ajuda do país