indiciplina e agressividade
O objetivo deste trabalho é refletir sobre os fatores que interferem na disciplina e agressividade dos alunos em sala de aula.Quais atitudes a escola, os professores e pais devem desenvolver em relação a este problema.
Outro ponto a ser abordado é o quanto a indisciplina e a agressividade vem se tornando algo corriqueiro nas instituições de ensino de modo geral na sociedade.
O presente trabalho ainda se propõe a buscar possíveis respostas para o tema gerador da pesquisa, buscando alternativas sólidas, referenciais científicos através do levantamento de fatores anteriormente citados, desenvolver uma possível solução que vise amenizar o fator indisciplina e agressividade em sala de aula.
Muitos teóricos como Júlio Grappa Aquino, Yves De La Taille, Telma Pileggi Vinha, que a causa da indisciplina seja de ordem emocional, física, econômica e social. Então é preciso entender o contexto que contribui a geração de tais comportamentos das nossas crianças e adolescentes.
Segundo a autora Telma Pileggi Vinha, é um sentimento de vergonha que está relacionado a moralidade, outro fator que cita que é decorrente a formação de uma imagem baseados em valores como beleza, sucesso, ostentação, esperteza, riqueza e ganhar sempre.Pra Yves De La Taille em seu ponto de vista ele considera que a indisciplina e agressividade é um sentimento natural que faz parte dos sentimentos primários como alegria, dor, raiva, curiosidade, medo, etc.
Julio Groppa de Aquino em seu livro Indisciplina na Escola Alternativas Teóricas e, Práticas, ele nos convida a refletirmos de como era a disciplina e como ela está hoje, no livro ele cita “Anteriormente disciplina evoca silenciamento , obediência resignação.
Agora pode significar movimento, força afirmativa, vontade de transpor os obstáculos.”(pg. 53)
Em base destas teorias e outras no decorrer deste trabalho não podemos apontar culpados, mas identificar fatores que contribuam para a