Violência
O presente projeto irá investigar as representações sociais da violência escolar, enquanto possibilidade de compreensão do fenômeno violência e busca identificar as várias possibilidades de manifestações e leituras da violência. Com base na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici (2004, 1978), este projeto de pesquisa promove uma reflexão sobre a forma que esses saberes vinculados à violência se dinamizam no social. A proposta da presente investigação parte de uma problemática diante do aumento do número de adolescentes que praticam atos infracionais, o que tem levado tanto a sociedade, quanto as escolas a se preocuparem sobre as formas de compreensão dessa prática.
Nesta pesquisa, busca –se identificar as representações sociais dos adolescentes sobre a violência escolar e especialmente conhecer as lacunas existentes nesse campo de investigação, reconhecendo as sutilezas das faces da violência no contexto escolar.
2. REVISÃO DA LITERATURA
Confere-se a importância ao fato de se analisar primeiramente as Representações Sociais, quando se pretende conhecer um grupo social específico e entender o porquê do seu modo de agir com seus diferentes interlocutores. As representações Sociais são basicamente, a teoria de senso comum que norteia as explicações, decisões, pensamentos e atitudes das pessoas em seu cotidiano. Seu estudo diz respeito ao entendimento de como os indivíduos se percebem na relação com a sociedade, como se sentem frente à realidade. Contribuem também para definir um grupo social em sua peculiaridade. É um dos instrumentos com o qual os indivíduos sociais apreendem o meio ambiente. Elas são importantes porque desempenham um papel na formação das comunicações e ações sociais daqueles indivíduos. Serge Moscovici, representante da escola psicossocial construtivista francesa, desenvolveu a teoria das representações sociais, no livro Psychanalise son image et son public,