Teoria geral da administração
Surgimento da administração enquanto ciência
1- No cenário de crises que vivemos, o que é administrar?
Administrar nos dias de hoje, com as diversidades de mercado, a concorrências, oscilações e crises, pode-se dizer que é uma ciência, agregado a estudo, conhecimento, visão para tomadas de decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas em um sistema de gerenciamento, planejando, organizando, dirigindo e controlando com a finalidade de atingir os objetivos da organização.
2- Administração contemporânea?
No contexto da administração contemporânea podemos apontar muitas áreas funcionais como: Materiais e compras, transportes, contabilidade e orçamento, organização, sistemas e métodos, serviços administrativos, manutenção entre outros variando de organização para organização dependendo do tamanho e segmento de atuação. Essas áreas representam atividades e tarefas especializadas que são desempenhadas por unidades ou departamentos.
3- Conhecendo o problema de um mundo que enfrenta uma crise de combustíveis, a falta de comida para todos e as ameaças de um futuro assolador. Como as decisões do administrador nas empresas, podem ajudar na reversão desse panorama?
Administrar com total controle de gastos e dívidas, organizando projetos para melhorias de sua empresa, focando no desperdício, na sustentabilidade e desempenho do funcionário, meio ambiente e tudo que possa acertar os erros que a empresa pode gerar para o futuro.
4- Tendo em mente que a liderança é uma característica importante do administrador, mas que também está cada vez mais difícil liderar pessoas em uma era de tecnologia, impessoalidade, rivalidade e estresse. Como o administrador pode enfrentar este desafio?
O administrador possui muitas funções na gestão de uma empresa, deve desempenhar com atenção e comprometimento seu papel, servindo de exemplo para funcionários e indicando os rumos que a instituição deve seguir,