Evidenciação Contábil
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE – TURMA 2006-1
TRABALHO SOBRE
EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL
Roberta Mary de Lima Rego Barros
DRE: 104054620
RESUMO
A contabilidade busca, constantemente, transformar dados e registros em informações úteis, relevantes e transparentes, para atender o maior número de usuários possíveis. Como as necessidades e o grau de conhecimento sobre as demonstrações contábeis são diferentes entre os usuários, questionou-se, então, qual a forma mais eficiente de evidenciação da informação contábil, que poderia facilitar a compreensão e a interpretação de aspectos sócio-ambientais e econômico-financeiros, que tanto interessam para esses usuários.
O presente trabalho apresenta dentre a definição do objetivo da contabilidade e da evidenciação contábil, as principais características da última, as formas de evidenciação e cita duas principais formas que são de suma importância para essa transparência das demonstrações contábeis.
INTRODUÇÃO
A contabilidade tem como finalidade gerar informações aos diversos usuários para a tomada de decisão. Essas informações deverão ser úteis, relevantes, precisas e fornecidas em tempo hábil. Os dados registrados na contabilidade são transformados em relatórios e, a partir destes, a empresa prepara as demonstrações contábeis. Estas são publicadas com intuito de tornar pública a situação econômica e financeira das empresas. No entanto, grande parte dos usuários externos (sociedade, clientes, fornecedores, investidores, financiadores, dentre outros) tem dificuldade em compreender as informações contidas nessas demonstrações, visto que as mesmas são altamente técnicas.
Os usuários externos, especialmente no Brasil, devido à concentração acionária, não têm acesso aos relatórios internos da empresa, de onde derivam os demonstrativos contábeis