indiciplina na escola
INDISCIPLINA NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR:
UMA LEITURA CONTEMPORÂNEA
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogia.
Orientador: Prof.
SIQUEIRA SILVA, Célia Regina. INDISCIPLINA NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR: Uma leitura contemporânea. 2014. Vinte e cinco folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Andradas, 2014.
RESUMO
O objetivo central deste trabalho de conclusão de curso é refletir sobre a indisciplina e educação no contexto familiar e escolar, isto é, fazer uma leitura dos principais desafios que emergem da cultura contemporânea. Atualmente, sob diferentes visões – violência, indisciplina, falta de limites, intolerância, etc. - aparecem alguns traços de nossa cultura altamente individualista e competitiva, ou seja, estamos perdendo o senso de convivência em comunidade. A violência urbana vem crescendo dentro da sociedade brasileira e manifestando-se no espaço escolar. Isso tem preocupado, de maneira especial, diretores, orientadores, pais, educadores e até mesmo os próprios alunos que se tornaram reféns do emaranhado, que é a indisciplina no dia-a-dia da escola. Antes, a escola tinha um controle total da situação. Hoje, a linha divisória entre a indisciplina e a violência tornou-se tênue, rompendo-se nos limites da convivência social. Os distúrbios disciplinares deixaram de serem casos esporádicos e particulares no cotidiano das escolas para se tornarem, talvez, um dos maiores obstáculos pedagógicos nos dias atuais. Consultando obras e textos com múltiplas abordagens teóricas, onde psicólogos, psicanalistas, sociólogos, filósofos e pedagogos mostram como encaram o problema e analisa-se o que pensam sobre a problemática e tenta-se compreender a