Resultados e discussão da prática de purificação de DNA
O material isolado passou por um processo de eletroforese em gel de agarose 0,8%, e o resultado obtido foi visualizado por meio de iluminação com radiação ultravioleta.
Assim, foi encontrado o seguinte resultado abaixo:
Canaleta I
É a canaleta-padrão, que apresenta materiais genéticos de peso molecular já definidos. É importante porque possibilita a comparação entre as bandas dos experimentos e o conhecimento de seu peso molecular.
Canaleta II
Apresenta material que passou por tratamento com a enzima EcoRI, que possibilita a visualização de duas bandas bem definidas:
Uma constituída de DNA plasmidial, que se encontra na porção superior devido ao seu maior peso molecular.
Uma constituída do fragmento inserido entre os sítios de enzima da EcoRI, um material genético externo ao plasmídeo.
Canaleta III
Contém o material preparado durante o procedimento. Observa-se duas porções bem distintas:
Uma porção superior, mais clara e de maior peso molecular, uma vez que está mais próxima do local de aplicação. Essa porção corresponde ao DNA plasmidial.
Uma porção inferior, mais densa e de menor peso molecular, já que correu mais na banda. Corresponde ao RNA, evidenciando que esse material não foi previamente tratado com a enzima RNAse.
Além disso, observa-se uma porção não tão definida acima da banda de DNA plasmidial, que corresponde a DNA de maior peso molecular, o DNA cromossômico.
Canaleta IV
Ao contrário da canaleta III, essa canaleta não apresenta uma porção referente ao RNA, o que evidencia o tratamento prévio com a enzima RNAse. Portanto, observa-se apenas uma porção correspondente ao DNA, sendo que as bandas superiores dizem respeito do DNA