Respostas do estudo de caso – gestão de carreira
1°) Roberto estar seguro de si em relação a sua profissão, a empresa onde ele trabalha é considerada uma líder em tecnologia e ser preocupa com seus funcionários, há um processo corporativo de desenvolvimento gerencial, uma cultura que estimula a avaliação constante. Roberto sabe de suas competências e sabe também que a empresa onde trabalha da todo o suporte para que ele possa ser desenvolver, com isso ele deseja alcançar níveis mais elevados.
Quando ele comunica ao seu diretor que deseja fazer “o melhor” para sua equipe, os dois traçaram novos objetivos e novas competências para o programa de desenvolvimento de carreira.
As vantagens nessa situação é que Roberto e a empresa podem buscar novos desafios, metas, objetivos, melhorias, satisfazendo os desejos e ambições de ambas às partes.
As desvantagens podem ocorrer caso Roberto não tenha um planejamento pessoal e competência técnica, não adianta fazer um planejamento de carreira em conjunto com a empresa ser o profissional não tiver bem definido do que ele quer e do que ser precisa ser feito para alcançar seu objetivo.
2°) Rita não estar totalmente segura de si, apesar de ser bem sucedida, não ser acomodada, procura ficar atualizada sobre o que esta acontecendo no seu ramo profissional, trabalha em uma empresa que é reconhecida como uma boa organização para se trabalhar, regulamente alcança objetivos desafiadores e produz um bom trabalho, como ela é uma pessoa que busca crescimento na sua área ela agendou uma entrevista com seu gerente, ha onde os dois discutiram sobre um novo processo de desenvolvimento de carreira, ambos ficaram satisfeitos com a reunião, apesar disso Rita ainda ficou com algumas duvidas a respeitos de quais opções ela poderá ter para definir qual será seu objetivo.
A vantagem nesse caso é que Rita tem o suporte e apoio de seu gerente, o qual pode lhe mostrar quais os caminhos e traçar os objetivos e metas.
A desvantagem é