Master em tenis
Trabalho
Autoria: Claudia do Canto Wilkoszynski, Fernando de Oliveira Vieira
1. Resumo
Identificar como os indivíduos vêm reagindo frente às mudanças do mundo do trabalho e elucidar percepções e comportamentos usuais frente à gestão de carreira contemporânea, motivaram esse estudo. Analisar a possibilidade dos indivíduos adotarem, predominantemente, posicionamentos mais alinhados aos pressupostos: a) do modelo de carreira tradicional; b) dos modelos emergentes de carreira; ou c) dos modelos de carreira tradicional e emergentes – simultaneamente - eram objetivos específicos da pesquisa. A análise quantitativa e qualitativa dos dados da pesquisa de campo apontou para um posicionamento alinhado aos pressupostos dos modelos emergentes de carreira, embora mais no campo da racionalidade e do discurso.
2. Introdução
As transformações do mundo do trabalho e seu impacto sobre organizações, indivíduos O mundo do trabalho vem se modificando significativamente, face às inúmeras mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais das últimas décadas. Transformações tecnológicas e organizacionais produziram forte impacto sobre indivíduos e organizações, alterando não só o “sentido do trabalho” – de acordo com Morin (2002), como também, impondo novos paradigmas para sua organização e gestão.
Segundo Chanlat (1995, p.68)
É difícil falar a respeito de carreira sem evocar as estruturas socioeconômicas, as características do mercado de trabalho, os valores dominantes, a cultura na qual a empresa está mergulhada e o contexto histórico dentro do qual os encaminhamentos profissionais se inscrevem.
O contexto no qual se inscreveram as carreiras nas últimas décadas envolve expressivas transformações do mundo do trabalho, considerando que no período após a primeira guerra mundial observava-se um estado assistencialista, relações formais de trabalho, a existência de sindicatos