Tudo sobre o tênis de quadra
O tênis chegou ao Brasil pelas mãos dos engenheiros ingleses que vinham trabalhar no País no final do século XIX. Os berços do tênis no Brasil são o Rio Cricket, no Rio de Janeiro, mais precisamente em Niterói, e o Wahallah, em Porto Alegre.
Nélson Cruz e Ricardo Pernambuco foram os primeiros brasileiros a participar da Copa Davis, em 1932. Alcides Procópio se tornou o primeiro brasileiro a disputar o torneio de Wimbledon, em 1938. Ele também ganhou o primeiro título oficial de campeão brasileiro de simples, em 1943.
Somente após a criação das federações regionais, que controlavam o esporte em âmbito estadual, o tênis ganhou mais divulgação. Em nível nacional, coube a Confederação Brasileira de Desportos dirigir o esporte até 1956, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Tênis.
O primeiro clube brasileiro que começou a prática foi Club Blitz de Ciclismo, fundado no dia 15 de outubro de 1898, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Já em São Paulo, as primeiras quadras de tênis foram construídas em 1892, no São Paulo Athletic Club, fundado pelos ingleses. Mas o esporte no país só era praticado como lazer e convívio social.
Principais tenistas brasileiros de todos os tempos:
Maria Esther Bueno, que venceu, em simples, três vezes o Torneio de Wimbledon , quatro vezes o US Open , foi vice-campeã de Roland Garros em 1964 e do Aberto da Austrália em 1965. Nas duplas, Maria foi campeã dos quatro Slams: Aberto da Austrália , Roland Garros, Wimbledon e US Open. Foi número 1 do mundo de 1959 a 1966.
Thomaz Koch, o melhor tenista de 18 anos do mundo em 1963, quando. Venceu os ATP's de Barcelona e Washington. Fez dupla com Edson Mandarino, formando a terceira dupla mais vencedora de todos os tempos, com 23 vitórias e apenas 9 derrotas em dez anos de Copa Davis. Koch chegou a ser o 24º melhor tenista do ranking mundial.
Carlos Alberto Kirmayr (1970), ficou em 31º do ranking mundial da ATP (em 1980). E em1989, 29º do