Resposta Case: Na China não é bem assim
O gestor não deve comparar Brasil e China neste contexto, uma vez que já percebeu que o “molde” brasileiro não se aplica ao chinês. É preciso pensar como um chinês para tomar esta decisão. A experiência de gestor no Brasil poderá ajudar João a tomar esta decisão, mas não pensar como se estivesse lá.
Ele também deve lembrar-se da primeira vez que esteve na China para implantação da planta de Pequim, apesar de ser apenas uma nova planta da mesma empresa no mesmo país, a grande maioria dos funcionários será inexperiente quanto à forma de trabalhar na Embraco. Isto é, os mesmos problemas enfrentados na primeira implantação poderão ocorrer novamente. Mas agora, João e sua equipe já são mais experientes neste quesito, e talvez saibam como lidar melhor com esta situação.
2) Olhando a cultura chinesa como vou conseguir construir uma cultura organizacional com os princí- pios que eu acredito e pratico na Embraco?
A cultura organizacional precisa estar inserida no dia-a-dia deles e precisam acreditar naquilo que fazem. Do contrário, com imposição de valores, pode não funcionar.
3)Quais são os fatores que impedem ou ajudam a minha aprendizagem e a da empresa sobre esse novo ambiente internacional que encontrarei na nova fábrica?
O fato de ter tido outra experiência com a primeira implantação na China irá ajuda-lo, mas, conforme já citado anteriormente, é preciso lembrar que grande parte dos funcionários da atual planta não irá para a nova. Serão muitos funcionários novos que precisarão do treinamento e atenção de seus gestores para adaptar-se ao modelo proposto pela gerência da Embraco.
4) Vou precisar de gente nova do Brasil. Vão me per- guntar quais habilidades eu quero do executivo para vir trabalhar aqui comigo. O que eu peço?
Assim como João, esse novo executivo precisará ter paciência e vontade de aprender sobre a