responsabilidade social
A responsabilidade social é um assunto que cada dia está sendo mais abordado, e é considerado imprescindível para a sobrevivência das empresas que atuam no mercado. Preocupar-se com a qualidade de vida da sociedade se tornou indispensável para que uma marca seja reconhecida e admirada por todos.
Como exemplos de instituições que tiveram uma comunicação eficaz nesse ramo, temos a Natura, e o Banco Real, famosos principalmente pela sua preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente, e o Mc Donalds que apóia causas sociais, através do Mc Dia Feliz, entre muitas outras.
Outro caso que pode ser exposto é o da Rede Pão de Açúcar, que há doze anos realiza três ações de responsabilidade social: campanhas de arrecadação de brinquedos para presentear crianças carentes no natal. Para ajudar, basta doar brinquedos, novos ou usados, e depositá-los em urnas em frente aos caixas das lojas credenciadas), campanhas de arrecadação de agasalhos (no inverno) e campanhas para doações de livros e materiais escolares (na época de volta as aulas). Essa iniciativa ocorre em 109 lojas do Extra e Extra Perto, 144 lojas Pão de Açúcar e 163 lojas Compre Bem espalhadas por todo Brasil.
Segundo dados encontrados no site da Aberje, divulgados pela rede Pão de Açúcar: “As campanhas de arrecadação estão inseridas na causa ‘Dividir com a Comunidade’, uma das três que guiam as ações socioambientais do Grupo Pão de Açúcar”, comenta Paulo Pompilio, diretor de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Pão de Açúcar. A ideia é promover ações que contribuam para o desenvolvimento comunitário. Desde o início do programa, já foram arrecadados 2.080 milhões e oitenta mil livros e 1.396 mil agasalhos.
Publicado em 09 de novembro de 2011 em Administração e Negócios
Imprimir
RSS
Responsabilidade social nas empresas
Cada vez mais há o aumento da competição nos mercados de consumo e a busca constante da maximização de lucros