Cidades mundiais
A expressão se refere ao grau de importância que essas cidades ocupam no cenário mundial, o destaque advém de sua importância econômica e política.
Econômica por que as cidades mundiais abrigam sedes de gigantescos impérios industriais e comerciais, as principais bolsas de valores, os grandes centros de difusão de informação, as melhores universidades do mundo, entre outros segmentos importantes e Político por ser sede das principais instituições internacionais financeiras, como o FMI, BIRD, BID, OMC, e também organizações como a ONU, então, isso significa que essas cidades representam o palco das decisões mundiais.
Existem várias cidades que se inseriram nesses grupos, a grande maioria está nos países desenvolvidos, podemos destacar Nova Iorque, Tóquio, Frankfurt e Londres como importantes centros de decisões político-econômicos.
As cidades mundiais já não possuem em sua malha urbana as chaminés das indústrias, e não estão voltadas à produção física, as fábricas estão em outras de menor importância “política”.
Nas importantes cidades estão localizadas as sedes e a diretoria das grandes empresas, essas tomam decisões no âmbito mundial, nelas estão presentes centros de produção de tecnologias, como criação de softwares, de novos modelos de carros e aviões.
As cidades mundiais estão classificadas em importância internacional e cidades de importância regional, que tem certa importância em seu continente.
Atualmente são reconhecidas 55 cidades globais, porém esse total não ocupa um mesmo grupo. Essas cidades são classificadas em três grupos, que recebem o nome alfa, beta e gama. A variação é de acordo com os níveis de influência desempenhado na esfera global. A pontuação máxima de uma cidade global é 12, apenas quatro cidades atingiram tal nível, são elas: Nova