Responsabilidade Social como ferramenta estratégica nas organizações
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Departamento de Ciências Sociais
Curso de Secretariado Executivo Bilíngue
Disciplina: Pesquisa aplicada à Secretariado
Equipe: Aline Dayanne Diniz Figueiredo
Raquel Ferreira da Silva
Responsabilidade Social como ferramenta estratégica nas organizações
Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, para obtenção do diploma de graduação.
Orientador (a): Prof.ª. Rúbia Wanessa dos Reis Cruz
MAMANGUAPE
Maio/2010
1. INTRODUÇÃO
Responsabilidade Social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no significado da empresa.
A questão da participação da empresas privadas na solução de necessidades públicas está nas pautas das discussões atuais. Embora alguns defendam que a responsabilidade das empresas privadas na área pública limita-se ao cumprimento das leis, crescem os argumentos de que seu papel não pode ficar restrito a isso, até por uma questão de sobrevivência das próprias empresas.
Outro argumento é o fato de que ao adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade no longo prazo. A ideia é de que os consumidores passam a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos de empresas identificadas como éticas cidadãs ou solidárias.
Além disso, argumenta-se que ao atuar de forma ética e preocupada com seu entorno, a empresa desenvolve valores e práticas com efeitos positivos sobre sua cadeia produtiva e seus colaboradores, gerando melhores resultados. A partir da década de 1990, desenvolver a cultura da Responsabilidade Social tornou-se quase um imperativo de gestão para as empresas que pretendem se manter