ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAl
A filantropia é uma ação social externa que a empresa realiza e/ou apoia, geralmente por meio de doações de recursos financeiros. Apresenta caráter assistencialista, sem nenhum vínculo com o negócio da empresa e não possui conexão ao planejamento estratégico organizacional. Por outro lado, a responsabilidade social é conceituada como práticas de gestão, ações sociais internas e externas que a empresa realiza, investe e/ou apoia para aproximar seu modelo de gestão de um modelo de gestão socialmente responsável, envolvendo um ou mais públicos que são impactados pela atividade da empresa. Ou seja, a responsabilidade social tem total vínculo com o negócio da empresa, caráter estratégico e é utilizada para benefícios fiscais.
Sendo assim, e com base no Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, instituição brasileira que se dedica a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, a diferença entre as duas é a de que, enquanto a responsabilidade social faz parte do planejamento estratégico, trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz e é instrumento de gestão, a filantropia é apenas relação social da organização para com a comunidade.
A empresa que utiliza a responsabilidade social está agregando valor positivo às estratégias organizacionais e terá vários benefícios como a consolidação da relação com os cliente e fornecedores, reforço na visibilidade da marca, maior desempenho econômico e lucro. As pessoas preferem, como consumidores, comprar de organizações que praticam a responsabilidade social e contribuem com a sociedade, e do ponto de vista funcionários, trabalhar em empresas que também procuram atender aos interesses internos.
2. A defesa de valores éticos nos ambientes empresariais sugeria, no passado, a