Ética empresarial e a responsabilidade social e ambiental
Sinopse: Este artigo tem o intuito de demonstrar ao administrador,que ética e responsabilidade social e ambiental, são idéias que estão no centro das tendências mais importantes da administração contemporânea, fatos que tornaram essenciais para o sucesso do administrador do terceiro milênio. Dentro deste contexto, demonstrando também a evolução da ética, bem como as dificuldades que as pessoas encontram em identificar e procurar caminhos para solucionar os problemas advindo destas questões, ou seja, encontrar respostas para a seguinte pergunta: Por que a ética e a responsabilidade social e ambiental tem aparecido como uma estratégia, não apenas de sobrevivência, mas, sobretudo de expansão dos negócios?
Palavras-chave: Ética, Responsabilidade Social e Ambiental, desenvolvimento e Empreendedorismo.
1. Objetivos
Objetivo Geral
Analisar a importância da aplicação da ética empresarial e, da responsabilidade social e ambiental das organizações, uma vez que estas são questões essenciais para o progresso de uma organização do terceiro milênio.
Objetivo Especifico
São eles:
Analisar os conceitos de ética e sua abrangência na administração das organizações.
Demonstrar a evolução da ética através de três filósofos: Aristóteles, Kant e Hegel.
Identificar a relação e os problemas relacionados à ética empresarial e a responsabilidade social e ambiental, com o melhoramento do desempenho das organizações.
Buscar soluções alternativas para as questões tratadas neste artigo.
2. Introdução
Esta pesquisa irá enfatizar a questão da ética empresarial e da responsabilidade social e ambiental, demonstrando a importância destas questões para a sobrevivência de uma organização.
De acordo com o dicionário, ética é definida como, do Grego Ethos, tem a mesma base etimológica da palavra moral, do Latim Mores, traduzidos como hábitos e costumes, que traduzem normas e comportamentos que se tornam