Direito
De acordo com o livro O que é sociologia? O estudo das sociedades possui um vasto e complexo entendimento do que seja, de fato, a sociologia. O termo Sociologie criado po Auguste Comte (em 1838) esperava unificar todos os estudos relativos ao coletivo do homem. Como bem exemplifica o livro, a sociologia como fonte de análise social, econômica, política entre outras coisas passou a existir dentro de um contexto sócio-político que se desenhara com o desenvolvimento social. Essa reflexão com ferramentas e manifestações do pensamento moderno propunha uma análise crítica do pensamento feudal já em decadência; representando assim, a mudança na mentalidade européia. O surgimento da sociologia aconteceu após duas importantes revoluções desencadeadas pelo capitalismo.
A crescente industrialização traz ao meio ambiente algumas mudanças, sobretudo, no campo com a troca de processos tidos como antiquados na produção de alimentos. A industrialização, sob esse aspecto, foi nociva não somente ao campo como também, a expansão urbana. No caso do campo a máquina substituía o labor deixando a mão de obra humana. Dessa forma, milhões de pessoas deixaram de produzir ou não queriam concorrer com as máquinas que produziam em larga escala. Com isso, se inicia a mudança campo-cidade com êxodo de muitas pessoas do campo para buscarem espaço no sistema industrial que em um período de oitenta anos (1780 e 1860) inflou a Inglaterra com a ocupação de mão de obra.
A migração de pessoas do campo para as cidades desencadeou grandes mudanças nos centros urbanos que, se industrializavam crescentemente implicando na reorganização do campo com a destruição da servidão e desmantelamento das famílias constituídas de forma patriarcal. Outra mudança típica dessa reorganização social no campo, além da destruição dos sistemas familiares, foi a inclusão da mão de obra não só dos homens, como também, de mulheres e crianças que trabalhavam muitas vezes doze ou dezoito horas