Zoologia reino fungi
COORDENAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES - CCS
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA.
TRABALHO DE ZOOLOGIA GERAL.
IFMA – Codó
2011
ADAILTON PACCOAL DO NASCIMENTO
ANTONIO CARLOS DURANS DINIZ
DANILA SILVA RODRIGUES
DENILSON COSTA DOS SANTOS
ELDER SALAZAR ALVES
EDUARDO MARTINS
RAYANA MARIA DOS SANTOS SOARES CORRÊA
TRABALHO DE QUIMICA GERAL: REINO FUNGI
ALLAN CARLOS
IFMA – Codó
2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA
COORDENACÃO DOS CURSOS SUPERIORES - CSS
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA
REINO FUNGI.
Trabalho apresentado á disciplina Zoologia Geral ministrado pelo Prof. ˚ Allan Carlos para obtenção de nota do 1º período do curso de Bacharelado em Agronomia.
IFMA – Codó
2011
CARACTERÍSTICAS GERAIS Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazena amido como substância de reserva. A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais. Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários. Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que