Filogenia de artropodes - revisão de literatura
Os seres vivos podem ser agrupados em 6 Reinos: Eubacteria, Archeobacteria, Protoctista, Plantae, Fungi e Metazoa ou Animalia. Eubacteria, Plantae, Fungi, e Metazoa são reconhecidos como Reinos monofiléticos. Archaeobacteria e Protoctista são Reinos merofiléticos.
Somente as espécies de Eubacteria e Archeobacteria não possuem um núcleo que contém o material genético. Por isso elas são também conhecidas como procariontes. Todas as outras espécies dos quatro Reinos restantes possuem núcleo e são conhecidas como eucariontes.
Os eucariontes ditos "superiores" são agrupados em três Reinos — Plantae, Fungi e Metazoa. No entanto restam cerca de 250 mil espécies de eucariontes "inferiores" que são acomodados no Reino Protoctista. Este contém organismos unicelulares e multicelulares, definidos por exclusão: incluem os eucariontes que não são nem animais, os quais se desenvolvem a partir de uma blástula, nem plantas, que se desenvolvem a partir de um embrião, nem fungos, que se desenvolvem a partir de esporos.
Porífera
Os poríferos ou Porifera (do latim porus, poro + phoros, portador de) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.
Estes organismos são simples, sésseis, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros, pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular decoanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15.000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superfície da água até mais de