Entomologia no Ensino Fundamental
1. INTRODUÇÃO
A Entomologia é a ciência que estuda os insetos (sua morfologia, biologia, fisiologia, evolução) esta palavra é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto, dividido segmentado) e logos (estudo, ciência) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “Estudo dos insetos”. Além de a entomologia estudar os aspectos descritos acima também inclui áreas de interesse econômico, como por exemplo, o controle de inseto-praga, a resistência a inseticidas ou a maior produção de seda ou mel.
1.1 Por que insetos?
O desenvolvimento da capacidade de voar proporcionou aos insetos a condição de se adaptar a quase todos tipos de ambiente, participando de vários processos ecológicos presentes no seu habitat, sendo portanto, conveniente ao homem conhecer a sua natureza, seu equilíbrio e desequilíbrio, pois estão inseridos no dia-a-dia da vida do homem.
Os processos biológicos que ocorrem nos seres vivos: nascimento, crescimento e reprodução, podem ser observados nos insetos de maneira rápida, devido seu curto ciclo de vida, beneficiando pesquisas, pois processos que levaríamos meses ou anos para observar em espécies maiores nos insetos esses mesmos eventos ocorrem em dias ou semanas. A facilidade obtê-los e mantê-los, além das grandes mudanças pelas quais passam ao longo da vida, fazem desses animais excelentes modelos para a utilização em demonstrações e experimentações com objetivos didáticos.
A importância da sua utilização, como modelos vivos e mais próximos, possibilita oportunidades concretas para o desenvolvimento de assuntos, muitos vezes abstratos, e de difícil entendimento para o aluno que visualizando os processos biológicos tem a oportunidade de consolidar melhor o seu aprendizado.
1.2 Classificação dos Insetos
Desde a classificação de Lineu até os nossos dias atuais, foram realizadas muitas atualizações.
Em 1885, Bauer divide os insetos pela primeira vez em Apterygota e Pterygota.