Planeamento de Meios
Foi-nos proposto no âmbito da unidade curricular de Planeamento de Meios, um trabalho com o intuito de realizar uma estratégia de planeamento de meios. Mais especificamente ao Anunciante “Loja dos Relógios” que se dedica à divulgação e venda de relógios das mais diversas marcas. O objectivo fulcral é a promoção do lançamento das novas lojas da mesma, que irão situar-se nos principais centros comerciais de Portugal. A estratégia passa por penetrar num público-alvo jovem (18-34 anos) e com uma capacidade financeira mais elevada (classes A,B e C1). Para a aplicação prática deste desafio teremos como base um budget de 1.5 milhões de euros.
Ao longo do corpo de trabalho iremos debruçar-nos em diversas etapas, até atingirmos o objectivo final. O ponto de partida foi delinear uma estratégia, no sentido em que entendêssemos qual a melhor altura para divulgar o nosso produto. Posteriormente avaliar quais os suportes que seriam mais benéficos para atingir o nosso público-alvo, e, finalmente aplicar o Planeamento de Meios ao orçamento que nos foi disponibilizado.
Visto termos optado por uma estratégia espaçada de tempo, só para épocas específicas, mas bastante concentradas estamos perante aquilo a que se chama uma Burst Strategy.
O trabalho foi realizado com base em suportes dados em aula, assim como pesquisas efectuadas pelo grupo, no intuito de atingir plenamente o objectivo pretendido.
Estratégia
Como estratégia para a nossa campanha publicitária, adoptamos a estratégia de burst, esta passa por alteramos o investimento publicitário, entre períodos de grande investimento e de fraco investimento. No fundo, optámos por um estratégia que seja “forte e agressiva”, mas somente num determinado período de tempo. Achámos ser uma boa estratégia do ponto de vista em que não há muito desperdício nem dispersão de informação, uma vez que concentramos o nosso investimento nos maiores ciclos de compra.
Faremos uma aposta forte nas sazonalidades