Tipos de Planeamento
1.1 Conceito de planeamento
O planeamento de uma empresa é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o caminho mais adequado e reavaliar todo o processo a que o planeamento se destina.
O planeamento de um processo integra ações realizadas de forma propositada, coordenada e voltada para a concretização de um objetivo. É uma sucessão sistemática, contínua e dinâmica que permite dividir por fases determinado projeto, tanto pessoal como profissional, estabelecendo os objetivos, selecionando os meios, escolhendo a estratégia, identificando a estrutura, organizando os métodos laborais e controlando todas essas atividades.
1.2 Porque é que é fundamental numa empresa?
1.2.1 O planeamento aumenta a eficiência
Apenas com um bom planeamento é possível otimizar a utilização dos recursos necessários para a realização de determinada tarefa. É fundamental quando se trata da diminuição dos desperdícios, o que proporciona um retorno maior com o menor investimento possível.
1.2.2 Redução de riscos
Qualquer novo projeto envolve riscos. Um bom planeamento ajuda a prever estes riscos, fazendo com que todas as precauções sejam tomadas e antecipando soluções para possíveis percalços que possam aparecer no caminho.
1.2.3 Auxilia na coordenação de diferentes projectos
Numa uma empresa, por exemplo, pode haver muitos projetos correndo ao mesmo tempo. Um planeamento eficiente permite que todos os projetos realizados em simultâneo sejam mais bem executados, tirando o melhor proveito dos recursos e das pessoas envolvidas.
1.2.4 Otimiza a organização do projeto como um todo
Apenas com planeamento é possível organizar recursos, meios e pessoas a fim de atingir determinada meta. Somente um plano bem elaborado pode definir o que é preciso, quando e onde. Daí a importância do planeamento para a organização total do projeto de forma a facilitar a sua execução.