Lista exercícios sobre teoria do desenvolvimento
2) Conceitue mais-valia, taxa de mais-valia, composição orgânica do capital e composição técnica.
A mais-valia é composta do lucro líquido, juro e renda da terra. Onde está corresponde a diferença entre o produto líquido e o que é pago aos trabalhadores, como exemplo, salários. A mais-valia também pode ser definida como trabalho excedente, ou seja, a diferença do trabalho empregado para se produzir um bem e o trabalho socialmente necessário na reprodução do trabalhador.
A taxa de mais valia (M*) compreende a relação entre o trabalho excedente (M) e o trabalho socialmente necessário para a reprodução do trabalhador (V). Sendo representada assim: M* = M/V. Onde uma elevação em M ou uma redução em V, em detrimento de uma maior produtividade que pode ser por meio de uma redução de salários real ou aumento da jornada de trabalho acarretará em, uma maior exploração da força de trabalho.
A composição orgânica do capital (q) compreende a razão entre capital constante pelo capital variável.
A composição técnica do capital (q*) compreende a razão entre a quantidade de meios de produção e a quantidade de trabalhadores.
4) Relacione taxa de lucro, taxa de mais-valia e composição orgânica do capital.
No longo prazo, quanto maior for o capital constante em relação ao capital variável significa dizer que há um aumento da composição orgânica do capital e consequentemente, um aumento do desemprego que pressiona os salários para baixo, agravando assim a situação da mão-de-obra. Ao mesmo tempo em que há uma aumento na composição orgânica ocorre uma aumento da mais-valia que converte-se em capital constante, devido a uma maior concentração das firmas, aumentando assim, a produtividade e, consequentemente aumentando-se a composição orgânica. Com isso, um aumento no desemprego provocado por inovações tecnológicas reduz salários e aumenta-se o lucro do capitalista.
E como a acumulação do capital