Os niveis e tipos de planeamento
O planeamento teve inicio quando a sociedade encontrava-se com a necessidade de reconstruir. Após a fim da primeira guerra mundial, com a crise de 1929, a antiga União Soviética tornou-se a primeira nação a aplicar o planeamento como ferramenta de construção.
Após a 2º guerra mundial foi estendida a sua prática aos países do bloco comunista e iniciada em paises de economias mais abertas chegando , segundo dias (2003), a França e o Japão tendo a sua aplicação em paises “ subdesenvolvidos” apenas na década de de 1950 a 1960.
O planejamento ou planeamento é uma ferramenta administratiava, que possibilita perceber a realidade, avaliar os conhecimentos, construir um referencial futuro estruturando o tramite adequado e reavaliar todo o porcesso a que o planejamento se destina.
O planeamento é necessário quando a adptacão das acções é coagida, por exemplo, por um ambiente critico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma actividade que necessita estar sincronizada com um sistema dinamico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento quado o dinheiro é necessário ou quando a relação custo beneficio nos obriga a planejar.
Niveis e tipos de Planeamento
Observando os niveis hierárquicos, distinguem-se tres tipos de planeamento:
Planeamento estratégico - considera a empresa como um todo e é elaborado pelos os níveis hierárquicos mas altas da organização. Relaciona-se com objectivos de longo prazo e com estratégias e acções para alcança-las.
O tático a actuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos especificos. Seu desenvolvimento se da pelos niveis organizacionais intermediários, tendo como objectivo a utilização eficiente dos recursos desponíveis com profeção em médio prazo.
Planeamento operacional correspondem a um conjunto de partes homogeneas do planeamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos especificos