ÉTICA EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL
QUESTÕES PARA REFLEXÃO:
1. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E FILANTROPIA E QUAIS SERIAM OS BENEFÍCIOS NO PROCESSO NEGOCIAL OBTIDOS POR UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL?
A diferença ente a responsabilidade social e a filantropia, como muito bem dito por Elenice Roginski: “A filantropia foi o passo inicial em direção à responsabilidade social, não sendo esta, portanto, sinônimo daquela, mas representando a sua evolução ao longo do tempo”
Enquanto a filantropia é representada por doações simples, onde está inserido o dever moral por parte da empresa, organização ou cidadão. É tido como assistencialismo ou caridade, não necessitando de planejamento, organização, acompanhamento e avaliação. Já a Responsabilidade social é a forma como uma instituição conduz suas atividades de maneira que se torne co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. E quando realizada, contempla a pesquisa cientifica, a gestão responsável e também a extensão, sendo muito mais que a filantropia.
2. A DEFESA DE VALORES ÉTICOS NOS AMBIENTES EMPRESARIAIS SUGERIA, NO PASSADO, A FALSA IDEIA DE QUE HAVERIA REDUÇÃO NOS LUCROS DEIXANDO-A NUMA POSIÇÃO MERAMENTE COADJUVANTE OU SECUNDÁRIA.
PERGUNTA-SE:
QUAIS OS FATORES E, OU FERRAMENTAS DE GESTÃO INFLUENCIARAM E DESMENTIRAM ESSA IDEIA?
A valorização da ética nas empresas foi colocada em primeiro plano por uma necessidade e não como uma tendência, no mundo globalizado e com consumidores tão exigentes a ética empresarial se mostra essencial para o sucesso das instituições, onde a ética vem se mostrando um diferencial para poder ganhar dentro do mercado tão competitivo e difícil que existe hoje. A ética se mostra eficiente tanto no meio administrativo e sustentável da empresa quanto na área de marketing, onde uma empresa ética é mais prestigiada do que uma que não é reconhecida por esse mérito.
3. DESENVOLVA UM ARTIGO JORNALÍSTICO