Ética e Responsabilidade Social Empresarial
Marcos Vinícius de Souza Carvalho1
Midiã Dietrich Garcia Carvalho2
RESUMO
Este artigo faz uma breve análise do tema Ética e Responsabilidade Social nos negócios. Através da definição dos temas, de estudo de casos, apontamos opiniões a favor e contra e concluímos qual o melhor passo a ser seguido. O estudo foi feito através da pesquisa e análise do assunto divulgado na internet, em livros e em outros artigos de mesmo tema.
PALAVRAS-CHAVE: Ética, Responsabilidade Social, sociedade.
INTRODUÇÃO
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.
Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada