A importância da liderança, ética empresarial e responsabilidade social
Sabendo-se que ética são os conceitos básicos entre o certo e o errado podemos tentar avaliarmos em nossas relações cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo, devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? Será que é correto tomar tal atitude? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? Será que posso mentir para conquistar o meu cliente?
É correto eu inventar uma mentirinha qualquer?
Não, esta atitude é algo que vai alem dos princípios da ética, analisando esta situação como pessoa o que é ser ético na parte da gestão e no comportamento do gestor? Ser ético, como atitude na gestão, significa, reconhecer necessidades, reconhecer o desempenho funcional, propiciar participação nos resultados, estimular o compromisso social e favorecer a educação.
Ser ético no comportamento de gestor significa: dar a informação relevante, avaliar e fornecer o feedback, abrir espaço à contribuição criativa, institucionalizar canais de comunicação e delegar.
A Sociedade Exige essa postura de liderança:
Todos São potencialmente lideres, a serem motivados ao aprendizado contínuo,a responsabilidade Social é uma exigência básica á atitude e ao comportamento ético, através de praticas que demonstrem que a empresa possui uma alma, cuja preservação implica solidariedade e compromisso social, Ética empresarial é a alma do negócio, ela diz a respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas, a ética e responsabilidade social normalmente andam juntas. Porém, a dificuldade de conjugá-las se apresenta sempre que os engenheiros de produção estão diante de decisões contingenciais determinadas por fatores ou forças que não estão sob controle sistêmico.
Hoje o ser humano está destinado a introjetar novos valores, uma nova moral e uma nova ética, baseados em conceitos de mercado, competitividade, ganhos e lucros.