Resenha filme Objetified
699 palavras
3 páginas
RESENHA DO FILME: OBJECTIFIEDO documentário Objeto de desejo (Objectified, 2009), mostra os processos criativos de alguns renomados designers, de diferentes nacionalidades na construção do desenho industrial e a relação entre o homem e o objeto. São 75 minutos que consiste basicamente em entrevistas com designers famosos, como Dieter Rams, Karim Rashid e Jonathan Ive.
Segundo os relatos dos designers, o bom designer deve contribuir para a sociedade por meio de seus produtos. Logo, o design industrial tem como objetivo melhorar a condição humana em relação aos objetos, através da forma. Afirmam ainda que os objetos têm duas dimensões, sendo uma abstrata e uma concreta onde a concreta refere-se a funcionalidade do objeto e a abstrata é a concretização de um sentimento ou de um pensamento.
O documentário mostra como os desenhistas avaliam, reavaliam e reinventam o ambiente em que vivemos, mesclando temas como expressividade, identidade, consumismo e sustentabilidade. Eles defendem a produção de bens duráveis sem deixar a essência do designer de lado, seguindo sempre a teoria de que cada objeto conta uma história.
A relação que existe entre o homem e o produto é exposta partindo do pressuposto de que os objetos tem impacto direto em nossas vidas, levando a uma reflexão através de imagens e em profundas conversas sobre o que podemos aprender sobre quem somos e quem pretendemos ser, a partir dos objetos que usamos.
Outro consenso entre os desenhistas entrevistados é a revolução do computador nessa relação homem-coisa. Na entrevista com Jonathan Ive (Apple), fica claro a preocupação da adaptação do produto ao consumidor. Ele relata o processo evolutivo da criação do Imac, onde associa uma plataforma para programas que expandem a mente humana a uma obra de arte, ressaltando a necessidade de alinhar funcionalidade e beleza.
O documentário retrata o encontro do material com o belo, em sua máxima potência, como a expressão do que é capaz o homem quando