Educação Holística
resumo
No decorrer de minha trajetória como educadora, observei que o sistema educacional vigente vem trazendo alguns descontentamentos para educadores e educandos. Trazemos conosco uma bagagem cartesiana, e podemos senti-la bem de perto dentro das escolas, com os turnos, horários, seriações e etc. Nesse processo sentimos que nossos educandos apresentam certas dificuldades, como talvez não o temos levado a aprender a aprender.
Outro fator importante a ser citado é o nosso currículo, que é fragmentado, não dando bases as disciplinas a se correlacionarem. Temos ainda a avaliação que é feita pelo processo real do que foi apreendido, deixando de lado as potencialidades do nosso educando, sendo na maioria das vezes taxativa e opressora.
Por esse motivo fui levada a pesquisar uma nova proposta de educação que possibilite transformações profundas, principalmente na sociedade. Que valorize o nosso educando, baseando-se nos valores individuais, na cooperação e nos recursos sustentáveis.
Com essa interconexão, o nosso aluno, poderá se reconectar com o universo. E que a aprendizagem não seja mais fragmentada, mas sim que os leve a despertar a curiosidade de aprender coisas de seus interesses.
Este trabalho visa apresentar uma nova tendência educacional que contemple às angústias e às esperanças do homem desse início de século. Entre as diversas tendências de pensamento foi analisada a visão holística, pois ela oferece pistas para encontrar novos pressupostos e propostas educacionais. Por ser emergente, o pensamento holístico requer ainda estudos e reflexões de pesquisadores a fim de redirecionar melhor sua aplicação.
A abordagem holística em educação não é propriedade de uma única corrente educacional. Diversas correntes pedagógicas já propuseram cada uma ao seu modo, uma educação integral da pessoa. Dessa forma, este trabalho visa caracterizar a educação holística, sem deixar de valer-se de aspectos já enunciados em