Educação holistica
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CAMPUS VIII-PAULO AFONSO-BA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROFº PAULO ALFREDO M. ROCHA
Elaine Silva , Juliana Azevedo, Luciene Teixeira, Maria do Socorro e Noberta silva.
ROCHA, Paulo Alfredo M., Educação Holística: Desafio a educadores e educadoras da nova era. Paulo Afonso: fonte Viva, 2010, p. 23-57.
Este livro é um pedaço do viver do menino afro descendente, ascendente sertanejo, filho e neto de educadoras, nascido e criado dentro de uma escolinha primária, situada na periferia de Salvador, no popular bairro da Caixa da água. Estudante de escola pública estadual, baterista de banda de rock, liderança estudantil, militante político. Menino para quem a convivência orgânica (nesse caso bastante saudável) com o pó de giz antecede ao desfrute do de-leite materno e transcendente materno e transcendente as prerrogativas legitimadas pelo capital cultural institucionalizado.
O livro Educação Holística é voltado para a educação de um todo, ou seja, uma visão de conjunto. O termo holismo origina-se do grego holos, que significa todo. A obra contém cento e treze páginas e sete capítulos, que vem com ilustrações em cada página inicial, o primeiro capitulo é Pedido, antecipado de desculpas com uma ilustração que tem o nome de saia justa, o segundo é Transcender o homem a condição de humano a ilustração tem o nome de ponto de equilíbrio, o terceiro ter ou ser? Eis a questão! Com a ilustração tens fome de quê? O quarto é a era de aquário a ilustração é o salto, o quinto é só exala aquilo que vem de dentro coam a ilustração gavetas de desejo, o sexto é educar é revelar aquilo que já somos: Humana com ilustração harmonia decomposta, o sétimo e último capitulo aborda sobre o por fim o recomeço a ilustração tem o nome de o vazio incontido. Uma obra de fácil compreensão que trabalha muito com educação não só de ser educador, mas de ser humano e por ser uma obra pequena é de um, contudo valioso para