AVL transportes
SISTEMA DE MONITORAMENTO - EQUIPAMENTO EMBARCADO
1. Objetivo
Os equipamentos embarcados de monitoramento e controle instalados nos ônibus constituem uma ferramenta que possibilita ao poder público e as empresas operadoras monitorar, controlar e fiscalizar de forma eficiente a qualidade do serviço prestado à população, através da coleta e da disponibilização contínua de informações sobre os veículos em operação.
Na presente especificação definimos os requisitos funcionais básicos e parâmetros de operação, além de informações sobre instalação, operação e manutenção dos AVLs que serão utilizados nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de São Paulo.
2. Introdução
O Sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global) destina-se a basicamente oferecer ao usuário sua posição geográfica expressa em coordenadas geográficas. O sistema é composto por uma rede de satélites dispostos em órbitas diversas, de modo que em qualquer ponto do planeta, sempre deverá haver uma quantidade razoável de satélites em movimento sobre o céu do usuário.
O AVL (Automatic Vehicle Location) é o equipamento embarcado composto por um receptor de sinal GPS que obtém informações de latitude, longitude e horário, microprocessador, memória de dados, circuito de entrada/saída de áudio, entradas e saídas digitais, antenas, interface com o equipamento de bilhetagem eletrônica (Validador), terminal de dados do operador, meios de integração com outros sistemas embarcados e comunicação com o centro de controle.
Figura 1 – Abrangência das especificações deste documento
Os dados (data e hora, localização (latitude e longitude), velocidade, direção, estado da ignição, entradas e saídas digitais, alertas, dados do validador ) obtidos pelo equipamento embarcado (AVL) serão enviados para o Centro de controle (Data Center) que possui o software de gestão – chamado de Sistema Integrado de Monitoramento - SIM que processa estas