SIG sistema de informações geograficas
Depois de conhecermos um pouco a relação entre os sistemas de informações geográficas (SIG), os banco de dados (que em alguns casos são denominados banco de dados espaciais) e seus modelos de dados, iremos conhecer um pouco mais sobre as aplicações e utilidades desses sistem as para o nosso dia a dia.
Diversos tipos de usuários interagem com um SIG. Eles observam os fenômenos geográficos sob diferentes visões e objetivos. Diante disso, os dados geográficos ou não geográficos relevantes para determinada finalidade podem ser irrelevantes para outra aplicação. A relação ou importância entre a resolução e detalhamento das informações quanto à freqüência de atualização também variam.
Em detrimento a estes vários perfis de usuários, somados a uma diversidade de aplicações dos sistemas de informações geográficas, conseguimos definir as características dos dados geográficos e das funções de análise e tratamento necessários para cada combinação de interesse.
A seguir estaremos apresentando alguns exemplos de aplicações e utilidades dos sistemas de informações geográficas de acordo com suas características e particularidades, com enfase na logística e transportes.
Uma breve apresentação
Os SIGs oferecem ótimas ferramentas de apoio à decisão, com custo de aquisição e treinamento de pessoal variado. A versatilidade na manipulação dos dados georreferenciados, a possibilidade de operar sobre plataformas de baixo custo, como os computadores pessoais, e a relativa simplicidade de operação tornam-no um recurso bastante interessante, pois permitem que decisões sejam tomadas a partir de critérios definidos de forma participativa e sustentável.
Um dos ganhos em relação à forma tradicional de analisar o ambiente é o aumento da objetividade, possibilitando a tomada de decisões sobre uma base mais técnica e menos subjetiva. Como conseqüência, obtém-se uma menor repetição de processos e