RESPIRAÇÃO CELULAR
BIOLOGIA
MANAUS/AM
2014
JOAO PEDRO COELHO
RESPIRAÇÃO CELULAR
TRABALHO SOLICITADO PARA A OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO 3º BIMESTRE NA MATERIA DE BIOLOGIA.
MANAUS/AM
2014
Sumário
INTRODUÇÃO A respiração celular é um processo bioquímico essencial aos organismos aeróbicos. É o processo responsável pela quebra dos nutrientes e liberação da energia contida neles para utilização pelas células.
CONCEITO
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
Eis a sua equação: C6H12O6 + 6O2 ---> ação das enzimas ---> 6CO2 + 6H20 + energia
A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente é chamado de ventilação, respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocôndria.
IMPORTANCIA BIOLOGICA
A importância para a respiração celular no metabolismos consiste no seguinte é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbica (com utilização de oxigénio).
A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia