Respiração Celular
1.1 Fatores que interferem na respiração vegetal
A respiração é um processo fundamental para a vida do vegetal, é a oxidação de compostos orgânicos liberando energia e outros elementos para o metabolismo da planta (DE ROBERTIS, 2006).
Para Junqueira e Carneiro (2000) nesse processo complexo que é a respiração pode ou não haver a presença do oxigênio, porém na ausência a planta realiza a respiração anaeróbica degradando os compostos através da fermentação e produzindo menos ATP, ou seja, gerando menos energia para seu metabolismo.
Em situações na quais a disponibilidade de oxigênio é baixa, a célula pode não pode completar as três fases da respiração, pois a falta do oxigênio impede a oxidação do citocromo, bloqueando todas as etapas anteriores da cadeia de transporte de elétrons. Tal impedimento é crucial para a produção de energia, pois, a cadeia de transporte de elétrons é a parte responsável pela produção da maior quantidade de ATP (SILVA, 2003).
Na atmosfera é onde podemos encontrar a maior fonte de oxigênio que é absorvido pela parte superior da planta em que se localizam as folhas, caule e frutos, contudo as raízes se encontram na parte subterrânea que tem uma respiração mais intensa, caso o solo esteja alagado será um fator limitante a este órgão levando a morte pela indisponibilidade de oxigênio (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2010).
Portanto baixa concentração de oxigênio e o alagamento do solo são fatores que interferem na respiração da planta, os quais danos ou levam a morte da planta.
A FIG.1 demonstra o processo respiratório. FIGURA 1 – Processo respiratório e correlação entre a respiração e a fotossíntese.
FONTE: http://www.cientic.com
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DE ROBERTIS, E.M.F. e HIB, J. Bases da Biologia Celular e Molecular. 4aed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006
JUNQUEIRA, L.C.C. ; CARNEIRO,J. Biologia Celular e