Memorial Descritivo - Curso de Pedagogia
KARICK
A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NTERÓI
2013
APRESENTAÇÃO DO TEMA O movimento é o meio pelo qual o indivíduo comunica-se e transforma o mundo que o cerca. É nesta linha de expressão que trataremos a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento global da criança. O corpo, a mente, o outro, o eu, a ação, o pensamento, a percepção, o real, o imaginário, a expressão, o afeto, estão ligados à criança desde a primeira idade e com o passar do tempo, irão diferenciando-se e cada qual tomando sua função em seu desenvolvimento.
Segundo Wallon (1995), “O movimento não é puramente um deslocamento no espaço, nem uma simples contração muscular, e sim, um significado de relação afetiva com o mundo”, assim, para o autor o movimento é a única expressão e o primeiro instrumento do psiquismo. Nesse contexto, pode-se dizer que o desenvolvimento motor é o antecessor de todas as demais áreas. Considera-se relevante conhecer caminhos que o educador possa explorar habilidades motoras, não deixando de lado a conquista da individualidade de cada criança no que diz respeito ao conhecimento de seu eu. É neste sentido da aprendizagem construtiva, significativa e global que a Psicomotricidade trabalha para que a criança desenvolva sua autonomia corporal e a maturidade sócio-emocional.
De acordo com o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), volume III, sobre a importância do movimento na educação infantil (1998:15):
“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos,