Didática de ensino
Andresa Rodriguês Almeida
Jociane lemes
Prof.ªMarly Spier
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 9361) – Estágio I
26/05/2011
1 INTRODUÇÃO
A didática de ensino trata-se do memorial descritivo referente ao Estágio Curricular I do Curso de Pedagogia, tendo como área de concentração a metodologia de ensino, ênfase nas Práticas Educativas. O objetivo foi construir um conhecimento relacional entre as teorias até o momento estudadas no curso e, como tais são incorporadas na prática diária de ensino. O estágio curricular é um instrumento importante para a formação inicial, uma vez que possibilita-nos medir nosso grau de entendimento entre teorias e práxis.
Art. 1o O art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação: [...] Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos: I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho; II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço; III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades (MEC, 1996).
O relatório descrito baseia-se na observação e entrevista aplicada às educadoras dos anos iniciais, no intuito de aprimorarmos nossos conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento das práticas educativas, tema principal de nossa pesquisa. Esse será o momento de integração com a realidade profissional a qual optamos em exercer.
Na sequência relataremos sobre o projeto de estágio e observações obtidas durante o seu desenvolvimento.
2 PROJETO DE