Respiração Celular
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Nesse processo, verifica-se a oxidação ou “queima” de compostos orgânicos de alto teor energético, como gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular.
A respiração é um fenômeno de fundamental importância para o trabalho celular e, portanto, para manutenção de vida num organismo. Na fotossíntese depende da presença de luz solar para que possa ocorrer. Já na respiração celular, inclusive nas plantas, é processada tanto no claro como no escuro, ocorre em todos os momentos da vida de organismo e é realizada por todas as células vivas que o constituem. Se o mecanismo respiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor de energia necessária para o desempenho de suas funções vitais; inicia-se, então, um processo de desorganização da matéria viva, o que acarreta a morte do indivíduo. A maioria dos seres vivos produz ATP por meio da respiração celular, processo de oxidação em que gás oxigênio atua como agente oxidante de moléculas orgânicas. Nesse processo, moléculas de ácidos graxos ou glicídios, principalmente glicose, são degradadas, formando moléculas de gás carbônico e de água. Ocorre também a liberação de energia, utilizada na produção de moléculas de ATP a partir de ADP e Pi. A respiração celular da glicose ocorre em três etapas metabólicas:
Glicólise
Ciclo de Krebs
Fosforilação oxidativa
Nas células eucarióticas, a glicólise ocorre no citosol, enquanto o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa ocorrem nos interior das mitocôndrias.
MITOCÔNDRIAS
As mitocôndrias estão presentes em praticamente todas as células eucarióticas. São organelas alongadas com forma de bastonete, seu número na célula varia de dezenas a