tecnico
Introdução
Você sabe exatamente o que são as taxas de juros? Se você pensou naquele percentual que a sua aplicação rende no mês, ou no sobrepreço cobrado pelo banco quando você ultrapassa o limite do seu saldo e usa o cheque especial, acertou em cheio! Os juros são, por definição, o preço do aluguel do dinheiro. Não entendeu? Te explicamos nas próximas páginas.
O dinheiro é um produto como outro qualquer no mercado (como carros ou eletrodomésticos, por exemplo), comercializado exclusivamente por instituições financeiras. Todo produto tem seu preço. E todo preço sofre variação, ao sabor da lei da oferta e procura.
O preço do dinheiro
A lei da oferta e procura reza que quanto maior for a demanda por um determinado produto, maior será o seu preço. O contrário também é válido: quanto maior for a oferta de um produto, menor será seu preço.
Lei da oferta e procura
Imagine esta situação: você está precisando de dinheiro e, por isso, decide vender seu carro. O preço é R$ 25.000,00. Se ninguém se interessar, será necessário baixar seu valor até que apareça algum comprador.
Entretanto, se aparecerem vários proponentes logo de início, você poderá até elevar o preço do veículo, até que reste apenas um interessado, e com isso, ganhar um “a mais”, concorda?
Apesar da existência de um custo de produção, os preços variam de acordo com o número de produtos similares disponíveis no mercado e da quantidade de interessados em adquiri-los - da oferta e da procura, respectivamente.
E já que todo produto tem seu preço, qual é o preço do dinheiro? São as taxas de juros. E por que o termo aluguel? Porque dinheiro se empresta. Compreendeu agora?
Portanto, quanto mais dinheiro os bancos têm para oferecer aos clientes, menos eles cobram pelo empréstimo.
Risco
Mas não é só da lei da oferta e procura que são feitos os juros. Sua precificação (definição do preço) contempla diversas outras variáveis. Uma delas é o risco.
Risco tem a ver com a capacidade que um