respirador bucal
A cavidade nasal estende-se ântero-posteriormente das narinas até as coanas, estando dividida em duas partes, uma esquerda e uma direita pelo septo nasal e pela columela. Cada lado da cavidade nasal pode ser dividida em:
Vestíbulo Nasal;
Porção olfatória;
Porção respiratória.
A Anatomia do nariz é dada por: OPN (ossos próprios do nariz), cartilagens laterais, cartilagens alares (maior e menor), o septo nasal ósseo que é formado por dois ossos: lâmina perpendicular do etmoide, vômer e o septo nasal cartilaginoso: cartilagens lateral, alares e septal.
2-Quais são seus limites anatômicos?
* Anteriormente é limitada anteriormente pela narina;
* Posteriormente é a coana que comunica a cavidade nasal com a faringe.
3-Qual o caminho percorrido pelo ar desde o meio externo até os alvéolos pulmonares?
É a respiração pulmonar e ela consiste em trocas gasosas entre o ar e o sangue. O nome desse processo é hematose, e ele ocorre nos alvéolos pulmonares. Narinas: por onde o ar entra no organismo. Nas cavidades nasais: aquecem, umedecem, filtram e condicionam o ar. Possuem um epitélio revestido por muco (onde partículas de sujeira se aderem), e também são responsáveis pelo sentido do olfato, pois abrigam o epitélio olfatório. Faringe: tubo compartilhado pelos sistemas respiratório e digestório, conduz o ar até a laringe. Laringe: órgão tubular constituído por peças cartilaginosas articuladas, uma das quais é a proeminência laríngea. Possui pregas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem do ar. A abertura da laringe é chamada glote, e possui uma tampa cartilaginosa chamada epiglote, que a fecha quando engolimos o bolo alimentar que desce pela faringe tendo como destino o esôfago. Quando este mecanismo falha, o alimento cai na laringe e então engasgamos. Traquéia: outro tubo com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos que o mantêm aberto. O epitélio da traquéia é ciliado e produz muco, com função de